Última Atualização: 18/02/2019 às 8h42min

Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Cidadania

A Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Cidadania, tem como objetivo dirigir, gerenciar, coordenar e supervisionar os sistemas de assistência social do Município, bem como concretizar o desenvolvimento habitacional, além de estimular a organização comunitária nas áreas de habitação da população carente, implementando, fomentando, e gerenciando políticas públicas direcionadas à geração de emprego no Município de Cristinápolis, bem como formular e executar a política municipal de desenvolvimento.

A Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Cidadania, oferta aos usuários da política de Assistência Social através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), os serviços de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e Programas e Projetos Especiais de políticas específicas (Direitos Humanos, Igualdade Racial, Igualdade de Gêneros, Política para as Mulheres, Habitação e Moradia, Segurança Alimentar e Nutricional). É responsável pela gestão dos recursos alocados no Fundo Municipal de Assistência Social e no Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, como também pela gestão do Cadastro Único. É o órgão Gestor da Política Municipal de Assistência Social, sendo a responsável pela implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município. Suas ações são embasadas pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004), pela Norma Operacional Básica do SUAS (NOB/SUAS/2005), pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), pela Política Nacional do Idoso e demais legislações vigentes, pertinentes à sua política de intervenção.

A Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Cidadania tem a seguinte estrutura administrativa:

1. Gabinete do Secretário;

2. Secretaria Adjunta;

3. Assessoria Administrativa;

4. Departamento da Assistência Social;

5. Coordenadoria da mulher;

6. Departamento da Cidadania;

7. Departamento do Trabalho;

8. Serviço de Segurança Alimentar e Nutricional;

9. Setor de Convênios;

10. Setor de Conselhos;

11. Centro de Referência de Assistência Social-CRAS;

O Serviço de Apoio ao CRAS atende ao:

1. Serviço do Programas de inclusão digital;

2. Núcleo de Planejamento e Logística;

3. Setor de Projetos;

4. Setor de Processamentos de Dados.